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O QUE É E O QUE FAZ UM
GESTOR DE TRÁFEGO

O QUE É GESTÃO DE TRÁFEGO?

O tráfego de um site revela informações sobre os usuários da internet que visitam um site. O tráfego da internet é medido em visitas , chamadas de sessões, e é uma maneira eficaz de  medir a capacidade de um negócio on-line em atrair um público. O gestor de tráfego utiliza técnicas para aprimorar tanto o tráfego pago (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads) quanto o tráfego orgânico que envolve muitos fatores, entre eles o SEO de um site.

A gestão de tráfego pago é uma área de difícil aplicação dentro das empresas devido a falta de profissionais qualificados nesse segmento. Ao mesmo tempo, é uma profissão promissora para quem quer crescer dentro do marketing digital, já que os negócios estão com uma presença online cada vez mais forte e precisam gerar tráfego qualificado para dentro dos seus sites. Hoje vamos aprender como funciona a carreira e o passo a passo para se tornar um gestor de tráfego.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE TRÁFEGO

Quando os sites começaram a efervescer na década de 90, as métricas de tráfego na internet foram vistas pela primeira vez como um meio importante de determinar a popularidade de um site, pois ainda não existiam outras métricas para avaliar o desempenho online. 

À medida que os profissionais de tráfego ficaram mais experientes, a análise do desempenho de um site tornou-se muito mais complexa.
 
A partir daí, o número de visitas no site não era a única métrica importante utilizada, outras métricas foram levadas em consideração:
 

– Quanto tempo os usuários permaneceram no site? Atrair grandes quantidades de tráfego não faz sentido se os usuários saírem depois de alguns poucos segundos . Taxa de rejeição e tempo na página mostram como os usuários se comportam e hoje são métricas importantes para se levar em consideração.

– Quantos usuários finalizaram uma compra e quanto isso representa no total de acessos? Para que um negócio online evolua, ele precisa de um grande público. Mas também precisa ser o público correto. Determinar quantos usuários compram no seu site, geralmente medido pela taxa de conversão , mostra se um negócio de comércio eletrônico está efetivamente vendendo suas ofertas.

– Qual o custo para trazer um visitante? Existe a possibilidade de criar tráfego gratuito, mas muitos negócios dependem de tráfego pago para melhorar e aumentar a performance dos seus negócios. O custo por aquisição é uma das métricas de comércio eletrônico mais importantes. 

O QUE FAZ UM GESTOR DE TRÁFEGO

O gestor de tráfego é o profissional responsável por gerar mais tráfego para o site. Esse profissional precisa ter um perfil analítico para entender as métricas atuais do site, traçar um plano para alcançar resultados melhores, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado para alcançar esse aumento de tráfego, entender o público alvo do negócio, gerar campanhas atraentes e assertivas para esse público, interpretar os resultados dessas ações e tomar a decisão de continuar com a estratégia utilizada ou seguir com novas estratégias.

Além disso, é importante que um gestor de tráfego tenha uma visão macro do marketing digital e conheça um pouco de cara área, já que os seus resultados dependem de uma boa relação direta com vários departamentos. Por exemplo, é interessante que um gestor de tráfego tenha conhecimento sobre landing pages, saiba analisar se uma landing page está atrativa o suficiente para transformar um usuário em lead com facilidade.

Quando pensamos em inbound marketing, o gestor está no topo do funil, concentrado na atração de público. Essa é uma das etapas mais importantes pois sem uma seleção correta na etapa de atração, toda a estratégia no fluxo de vendas pode não funcionar.

QUAIS AS FUNÇÕES DE UM GESTOR DE TRÁFEGO

Como citado acima, um gestor de tráfego é um profissional que precisa ter uma afinidade com todas os segmentos do marketing digital. Quanto mais completo for esse profissional, mais assertivo será o desenvolvimento da sua estratégia para alcançar um tráfego de qualidade para o seu projeto.

Aqui estão algumas das principais funções de um gestor de tráfego:

– Desenvolver o planejamento estratégico, criação e gestão de campanhas de tráfego pago.
– Habilidade de compreender as estratégia de SEO para atração de tráfego orgânico dentro de um site e aplicá-las.
– Traduzir as necessidades do seu público alvo em palavras-chave para uma captação eficiente.
–  Acompanhar as campanhas pagas, organizar o orçamento, verificar as novas estratégias e acompanhar as campanhas da concorrência.
– Distribuir as verbas.
– Interpretar as métricas e aplicar as alterações necessárias a partir dos dados coletados.
– Comparar testes de campanhas com os resultados de leads e vendas e definir estratégias.

Além disso, outras funções podem ser atribuídas a este profissional dependendo do grau de complexidade que cada projeto exige. 

QUAIS OS TIPOS DE GESTOR DE TRÁFEGO

O profissional de tráfego pode ser segmentado a partir da origem do tráfego, porém, está cada vez mais comum no mercado profissionais completos que atendem todos os segmentos.

GOOGLE ADS

Este é um profissional focado no que o usuário está buscando no momento no Google e para isso ele utiliza o Google Ads, a ferramenta de anúncios do Google. Nela é possível criar campanhas que são mostradas no buscador do Google através das palavras-chave utilizadas na busca no usuário. As campanhas de Google Ads são muito eficientes para a venda de produtos e serviços e podem ser segmentas por público alvo, região e perfil comportamental.

Além disso, o gestor de tráfego de Google Ads também cuida das campanhas de tráfego pago do Youtube que podem ser anúncios gráficos ou vídeos publicitários que aparecem antes e durante a exibição do conteúdo.

SOCIAL ADS

Este é o gestor de tráfego especializado em trazer resultados através das redes sociais. Instagram Ads, Facebook Ads, Waze Ads e LinkedIn Ads são algumas das ferramentas utilizadas por esse profissional. Ele desenvolve as campanhas a partir do público alvo e este tipo de anúncio normalmente é utilizado para a venda de produtos, já que eles se destacam no uso de vídeos e imagens.

MULTI FUNÇÃO

São os profissionais que conseguem dominar as técnicas de gestão de tráfego de diferentes plataformas. São profissionais muito requisitados pelas empresas pois solucionam as demandas de um projeto com uma visão macro em uma única pessoa.

OUTROS

Com a crescente disponibilidade de várias redes sociais, surgem profissionais especializados em determinadas redes sociais como Twitter ou TikTok. Esses gestores de tráfego podem ser interessantes para alguns negócios dependendo da estratégia adotada.

COMO SE TORNAR GESTOR DE TRÁFEGO

O mercado de gestão de tráfego vem crescendo cada vez mais e com esse crescimento a oferta de cursos no mercado também é cada vez maior. Um gestor de tráfego pode fazer cursos específicos de Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads ou cursos completos que abrangem toda a cadeia de gestão de tráfego pago.

Além disso, as próprias ferramentas oferecem cursos gratuitos que são muito mais completos e oferecem certificação que pode ser um diferencial na hora de contratação. Um desses cursos é o Google Skillshop que atende os produtos do Google.

Para quem busca uma certificação para redes sociais, pode começar pela BluePrint do Facebook.

Além disso, um profissional dessa área precisa ter um conhecimento básico de marketing digital para poder interligar suas estratégias com os demais segmentos de um projeto.

Um gestor de tráfego pode iniciar sua carreira com projetos pequenos de pessoas que já conhece, para adquirir um portfolio e poder mostrar sua capacidade de gerar resultado para outras empresas.

COMO CONTRATAR UM GESTOR DE TRÁFEGO

Um gestor de tráfego se tornou peça fundamental para aplicar as estratégias de inbound dentro de um negócio. É importante definir quais os skills necessários para aplicar a sua estratégia e buscar profissionais qualificados para atender essas demandas. Procure por profissionais qualificados e de preferencia que tenham um portfolio de projetos para apresentas.

Um profissional que já vivencia com as estratégias de inbound marketing dentro da sua empresa é essencial na hora da entrevista. Ele saberá fazer questões relevantes sobre as métricas utilizadas e alinhas as expectativas do negócio.

Além disso, o gestor de tráfego pode ser questionado sobre os seus conhecimentos de marketing digital, pois um profissional completo lidará com outros setores para atingir os melhores resultados.

TRÁFEGO ORGÂNICO

O tráfego orgânico, ao contrário do tráfego pago, vem de maneira natural e não utiliza anúncios. O tráfego orgânico acontece através de técnicas de SEO aplicadas no site e marketing de conteúdo, ou seja, você terá que atender uma demanda do que seus clientes buscam no Google com artigos relevantes e um site que utiliza técnicas para melhorar o desempenho do seu site nos buscadores.

O tráfego orgânico é um processo mais trabalhoso e demorado mas tem a vantagem de não ter a cobrança de anúncios constante do tráfego pago.

TRÁFEGO EMAIL MARKETING

O Tráfego de email marketing acontece quando o usuário é levado para o site através do clique dentro de um email. Essa é uma das técnicas mais complexas de gerar tráfego, já que o público precisa estar envolvido com o seu conteúdo para abrir o email e se interessar em clicar no link. Porém é uma ferramenta muito utilizada devido as altas taxas de conversão dessa modalidade.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE TRÁFEGO

A gestão de tráfego tem o poder de aumentar o número de acessos do seu site com um público segmentado, consequentemente essa ação pode gerar mais leads e mais vendas. Além disso o tráfego pode trazer outros benefícios:

AUDIÊNCIA QUALIFICADA

Com o tempo é natural que a sua audiência fique cada vez mais qualificada porque ela será segmentada na origem das campanhas de tráfego pago.

REPUTAÇÃO DA MARCA

Sites que ficam no topo das buscas do Google tem uma autoridade maior e uma relevância maior para os usuários que realizam as buscas. Isso automaticamente influencia na reputação da marca e pode gerar mais negócios.

AUMENTO DO ROI

Quando você utiliza a estratégia de tráfego pago e tráfego orgânico ao mesmo tempo, automaticamente você aumenta a sua taxa do ROI (retorno sobre o investimento). Isso acontece porque as duas estratégias são complementares, uma com retorno a médio e longo prazo e a outra com retorno de curto prazo.

QUANTO GANHA UM GESTOR DE TRÁFEGO

O valor cobrado por um gestor de tráfego é diretamente proporcional com a sua capacidade de gerar resultados. Neste mercado existem algumas formas de cobrança:

VALOR FIXO

Essa é uma das melhores formas de cobrança para iniciantes. Quando você cobra um valor fixo baixo, você vai atrai clientes menos exigentes onde poderá desenvolver seus conhecimentos e criar um portfolio para futuros desafios. É importante adaptar o valor fixo dentro dos seus objetivos e às suas despesas fixas. 

VALOR FIXO + PERFORMANCE

Essa é uma modalidade utilizada por profissionais certificados que já tem um histórico de performance com grandes projetos. Nessa modalidade, normalmente é cobrado um valor fixo mais baixo para cobrir as despesas fixas e o valor de performance definirá o ganho do profissional. Portanto, quanto mais resultado o gestor trouxer, mais ele ganhará no final.

PERFORMANCE

É uma modalidade para profissionais extremamente avançados e que tem muito conhecimento para cobrar apenas por perfomance. Nessa modalidade, normalmente são cobradas porcentagens mais altas, devido o know how do profissional e o volume de resultado que ele pode trazer.

CONSULTOR

É um modelo de negócio onde o gestor de tráfego fará uma consultoria para o dono do negócio conseguir realizar a própria gestão de tráfego. Normalmente uma consultaria dura em média um ano. Essa modalidade normalmente é bem mais cara que as demais e serve para pessoas que já tem conhecimentos básicos de marketing digital e interesse em seguir sozinho com suas campanhas.

COMO É MEDIDA A GESTÃO DE TRÁFEGO

Quando um visitante entra no seu site, seu computador ou outro dispositivo conectado à internet se comunica com o servidor. O servidor do site transmite o arquivo para os navegadores dos usuários onde são montados e formados em uma peça com texto e gráficos. Cada arquivo enviado representa um hit, portanto, uma visualização de página pode gerar vários hits.

Não é só o tráfego na primeira página do site que é monitorado. Em vez disso, todos os segmentos do site são sempre monitorados pelo servidor para determinar exatamente quantos cliques cada um recebe.

Os servidores são capazes de unir todas as solicitações de uma página da internet, munindo seu operador com as informações para determinar a popularidade do site e quais páginas devem receber mais atenção. Quando um servidor processa uma solicitação de arquivo, cria uma entrada no que é conhecido como log do servidor no disco rígido do servidor. Esse log reúne entradas em toda a posteridade, formando um grande banco de dados de informações que o proprietário do site pode analisar para compreender melhor a atividade do visitante do site.


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