O QUE É E O QUE FAZ UM
GESTOR DE TRÁFEGO
O QUE É GESTÃO DE TRÁFEGO?
O tráfego de um site revela informações sobre os usuários da internet que visitam um site. O tráfego da internet é medido em visitas , chamadas de sessões, e é uma maneira eficaz de medir a capacidade de um negócio on-line em atrair um público. O gestor de tráfego utiliza técnicas para aprimorar tanto o tráfego pago (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads) quanto o tráfego orgânico que envolve muitos fatores, entre eles o SEO de um site.
A gestão de tráfego pago é uma área de difícil aplicação dentro das empresas devido a falta de profissionais qualificados nesse segmento. Ao mesmo tempo, é uma profissão promissora para quem quer crescer dentro do marketing digital, já que os negócios estão com uma presença online cada vez mais forte e precisam gerar tráfego qualificado para dentro dos seus sites. Hoje vamos aprender como funciona a carreira e o passo a passo para se tornar um gestor de tráfego.
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE TRÁFEGO
– Quanto tempo os usuários permaneceram no site? Atrair grandes quantidades de tráfego não faz sentido se os usuários saírem depois de alguns poucos segundos . Taxa de rejeição e tempo na página mostram como os usuários se comportam e hoje são métricas importantes para se levar em consideração.
O QUE FAZ UM GESTOR DE TRÁFEGO
QUAIS AS FUNÇÕES DE UM GESTOR DE TRÁFEGO
QUAIS OS TIPOS DE GESTOR DE TRÁFEGO
GOOGLE ADS
Este é um profissional focado no que o usuário está buscando no momento no Google e para isso ele utiliza o Google Ads, a ferramenta de anúncios do Google. Nela é possível criar campanhas que são mostradas no buscador do Google através das palavras-chave utilizadas na busca no usuário. As campanhas de Google Ads são muito eficientes para a venda de produtos e serviços e podem ser segmentas por público alvo, região e perfil comportamental.
Além disso, o gestor de tráfego de Google Ads também cuida das campanhas de tráfego pago do Youtube que podem ser anúncios gráficos ou vídeos publicitários que aparecem antes e durante a exibição do conteúdo.
SOCIAL ADS
MULTI FUNÇÃO
OUTROS
COMO SE TORNAR GESTOR DE TRÁFEGO
O mercado de gestão de tráfego vem crescendo cada vez mais e com esse crescimento a oferta de cursos no mercado também é cada vez maior. Um gestor de tráfego pode fazer cursos específicos de Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads ou cursos completos que abrangem toda a cadeia de gestão de tráfego pago.
Além disso, as próprias ferramentas oferecem cursos gratuitos que são muito mais completos e oferecem certificação que pode ser um diferencial na hora de contratação. Um desses cursos é o Google Skillshop que atende os produtos do Google.
Para quem busca uma certificação para redes sociais, pode começar pela BluePrint do Facebook.
Além disso, um profissional dessa área precisa ter um conhecimento básico de marketing digital para poder interligar suas estratégias com os demais segmentos de um projeto.
Um gestor de tráfego pode iniciar sua carreira com projetos pequenos de pessoas que já conhece, para adquirir um portfolio e poder mostrar sua capacidade de gerar resultado para outras empresas.
COMO CONTRATAR UM GESTOR DE TRÁFEGO
Um gestor de tráfego se tornou peça fundamental para aplicar as estratégias de inbound dentro de um negócio. É importante definir quais os skills necessários para aplicar a sua estratégia e buscar profissionais qualificados para atender essas demandas. Procure por profissionais qualificados e de preferencia que tenham um portfolio de projetos para apresentas.
Um profissional que já vivencia com as estratégias de inbound marketing dentro da sua empresa é essencial na hora da entrevista. Ele saberá fazer questões relevantes sobre as métricas utilizadas e alinhas as expectativas do negócio.
Além disso, o gestor de tráfego pode ser questionado sobre os seus conhecimentos de marketing digital, pois um profissional completo lidará com outros setores para atingir os melhores resultados.
TRÁFEGO ORGÂNICO
O tráfego orgânico, ao contrário do tráfego pago, vem de maneira natural e não utiliza anúncios. O tráfego orgânico acontece através de técnicas de SEO aplicadas no site e marketing de conteúdo, ou seja, você terá que atender uma demanda do que seus clientes buscam no Google com artigos relevantes e um site que utiliza técnicas para melhorar o desempenho do seu site nos buscadores.
O tráfego orgânico é um processo mais trabalhoso e demorado mas tem a vantagem de não ter a cobrança de anúncios constante do tráfego pago.
TRÁFEGO EMAIL MARKETING
O Tráfego de email marketing acontece quando o usuário é levado para o site através do clique dentro de um email. Essa é uma das técnicas mais complexas de gerar tráfego, já que o público precisa estar envolvido com o seu conteúdo para abrir o email e se interessar em clicar no link. Porém é uma ferramenta muito utilizada devido as altas taxas de conversão dessa modalidade.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE TRÁFEGO
A gestão de tráfego tem o poder de aumentar o número de acessos do seu site com um público segmentado, consequentemente essa ação pode gerar mais leads e mais vendas. Além disso o tráfego pode trazer outros benefícios:
AUDIÊNCIA QUALIFICADA
Com o tempo é natural que a sua audiência fique cada vez mais qualificada porque ela será segmentada na origem das campanhas de tráfego pago.
REPUTAÇÃO DA MARCA
AUMENTO DO ROI
QUANTO GANHA UM GESTOR DE TRÁFEGO
O valor cobrado por um gestor de tráfego é diretamente proporcional com a sua capacidade de gerar resultados. Neste mercado existem algumas formas de cobrança:
VALOR FIXO
VALOR FIXO + PERFORMANCE
PERFORMANCE
CONSULTOR
COMO É MEDIDA A GESTÃO DE TRÁFEGO
Quando um visitante entra no seu site, seu computador ou outro dispositivo conectado à internet se comunica com o servidor. O servidor do site transmite o arquivo para os navegadores dos usuários onde são montados e formados em uma peça com texto e gráficos. Cada arquivo enviado representa um hit, portanto, uma visualização de página pode gerar vários hits.
Não é só o tráfego na primeira página do site que é monitorado. Em vez disso, todos os segmentos do site são sempre monitorados pelo servidor para determinar exatamente quantos cliques cada um recebe.
Os servidores são capazes de unir todas as solicitações de uma página da internet, munindo seu operador com as informações para determinar a popularidade do site e quais páginas devem receber mais atenção. Quando um servidor processa uma solicitação de arquivo, cria uma entrada no que é conhecido como log do servidor no disco rígido do servidor. Esse log reúne entradas em toda a posteridade, formando um grande banco de dados de informações que o proprietário do site pode analisar para compreender melhor a atividade do visitante do site.
Marcos Lemos
Diretor Comercial
Fale com a Impulse Ads:
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Google Ads (Rede de Pesquisa, Rede de Display, Anúncios em Aplicativos, Google Shopping e Remarketing).
Instagram Ads (Criação de Campanha, Segmentação e Vendas).
Facebook Ads (Criação, Segmentação e Vendas).
Youtube Ads (Anúncios, Produção, Edição e Finalização).
LinkedIn Ads (Criação de Campanha).